Pênalti que não entra: o que vale o que não vale


Continuando a série sobre artigos futebolísticos, hoje eu venho falar das regras após a cobrança de pênalti que o jogador perde, sendo ele na trave ou o goleiro defendendo.

Pênalti na trave
É um grande causador de dúvidas. Se a bola bater na trave e voltar para o mesmo jogador que cobrou o pênalti a jogada deve ser imediatamente paralisada.
Por que?
Nas regras do futebol existe o impedimento. O impedimento consiste em que o jogador em uma jogada deve estar atrás do último homem do time adversário antes do goleiro. Então se acontecer da bola voltar ao cobrador é impedimento, pois já é um novo lance. Então é irregular e é marcado um tiro livre direto para o time adversário.
O que vale?
Se a bola bater na trave e voltar para outro jogador que esteja atrás do último jogador do time adversário e o mesmo chutar para o gol ou passar a bola para outro colega de time que não esteja impedido é considerada jogada normal.
Pênalti defendido pelo goleiro
Ao contrário do pênalti na trave, quando a bola bate no goleiro e volta para o mesmo jogador ele pode fazer o gol que a jogada é totalmente regular.
Por que?
Porque ao participar na jogada o goleiro tira a posição de impedimento do jogador, sendo assim uma jogada totalmente regular.

Agora que sabem das regras não se confundam com essa falta que parece comum mas causa muita dúvida a todos. Expresse sua opinião nos comentários.